Cozinhas pequenas, amplos espaços!

Postada em: 02-03-2017    Categoria: Artigos
Cozinhas pequenas, amplos espaços!

Como a tendência do Brasil e de outros países hoje é reduzir o m2 para moradias, com intuito de abrigar uma população maior, isso acaba gerando consequências como, ambientes que possuem o mesmo uso de antigamente, mas que devem ser pensados em um espaço menor. E uma das maiores dificuldades é como fazer para manter o uso das cozinhas nesse espaço reduzido de hoje. Esse problema se torna cada vez mais comuns em apartamentos e casas. Porém, com alguns truques e alternativas para aproveitar os espaços podemos trabalhar nesse problema de maneira, funcional e criativa.

Pode-se começar com uma marcenaria bem planejada, utilização de cores claras, suaves e neutras, cozinhas em L são boas opções, pois utilizam melhor as bancadas e armários, a porta de correr é a melhor pedida para os espaços pequenos, pois além de valorizar a decoração, facilita a circulação no ambiente.

Planejar armários abaixo das bancadas de pia e aproveitar ao máximo o pé-direito existente no ambiente para colocar armários acima destas bancadas, contribui para mais espaços fechados para utensílios domésticos e alimentos, é uma boa opção utilizar materiais como espelhos para revestimento desses móveis, eles podem garantir um bom efeito ótico de amplitude.

Se o ambiente for bem pequeno uma das opções é a utilização de móveis inteligentes, como mesas dobráveis, puffs que podem ser recolhidos ou ter outro uso quando não são utilizados como assento, são opções perfeitas para quem não tem espaço para balcão de apoio e mesa de refeição, pois podem cumprir as duas funções, ocupando pouco espaço.

Em casos de cozinhas estreitas, tipo corredor, é ideal manter uma ordem de colocação dos itens. Neste caso, o melhor é manter a geladeira perto da entrada, a pia no meio e por último o fogão. É importante que haja espaço livre, por menor que seja, entre a geladeira e a pia, como entre a pia e fogão, os utensílios pendurados é um charmoso recurso para a falta de espaço, mas é importante ter cuidado ao utiliza-lo para que o ambiente fique poluído.

Quando a opção for derrubar alguma parede, a cozinha americana é uma das melhores saídas. Com ela cria-se amplitude aos espaços, integração com outros ambientes, além de melhorar a iluminação.

E por fim, para que seja possível proporcionar mais amplitude, procure aplicar revestimentos de cores claras e pastilhas que possam refletir luminosidade do ambiente. Utilizar vidro nas portas dos armários ou bancadas de apoio. Eletrodomésticos e acessórios em inox que também ajudam a refletir a luz. E para os espaços reduzidos para eletrodomésticos, a opção mais adequada são os eletrodomésticos que são menores e possuem mais de uma função. Por exemplo: Purificadores embutidos na torneira, fornos atuais que já possuem a função de micro-ondas. Assim, é possível ter todas os serviços necessários em uma cozinha pequena.

Texto Raissa Coqueiro

Arquiteto Roby Macedo

REFERÊNCIAS:

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/79349/10-otimas-solucoes-para-cozinhas-pequenas

http://bbel.uol.com.br/organizacao/solucoes-para-cozinhas-pequenas/

Imagem 1 da notícia Cozinhas pequenas, amplos espaços!