Cores na Arquitetura

Postada em: 21-02-2017    Categoria: Curiosidades
Cores na Arquitetura

As cores têm a capacidade de transformar as dimensões do espaço, como também podem ser utilizadas para criar volumes, alterar a forma e até mesmo valorizar um ponto do ambiente. Além disso, é comprovado cientificamente que as cores influenciam em aspectos psicológicos relacionados à satisfação, motivações, desejos, humor, etc. Segundo o arquiteto Jayme Bernardo, a cor é um dos fatores predominantes da forma como nos relacionamos com o ambiente, e nossa sensibilidade reage às cores de várias maneiras, onde nosso subconsciente percebe mínimos detalhes que as vezes passam despercebidos pelo consciente.

Dessa forma, a escolha das cores devem levar em consideração o estilo do ambiente, bem como o gosto das pessoas e as emoções e sensações que desejam transmitir através das tonalidades. As cores devem ser combinadas para que haja harmonia e equilíbrio, um exemplo é o uso das cores quentes (amarelo, laranja e vermelho), que trazem luz e alegria ao ambiente, além de estimular o apetite, não é à toa que as lanchonetes preferem estes tons na decoração. Já o uso das cores frias (violeta, azul e verde), são tranquilizantes e refrescantes, mas podem levar à introspecção, e quando utilizadas em ambientes grandes pode haver sensação de vazio. O ideal seria utilizá-las combinando com outras cores.

 

 

Imagem 1 e 2: Lanchonetes que utilizam cores quentes na decoração. Fonte: Google Imagens.

 

Existem também as cores neutras (branco, preto, cinza, etc.), que devido a sua tonalidade são extremamente versáteis, pois combinam praticamente com todas as outras cores e são uma excelente escolha para quem não quer ousar na decoração. 

 

Imagem 3: Combinação das cores privilegiando os tons neutros.

 

Embora comprovado pela psicologia das cores a forte influência nos aspectos físicos, mentais e emocionais das pessoas, hoje em dia há cada vez menos regras com relação a que tipo de cor utilizar em cada ambiente. E mais importante do que saber qual é a melhor cor para cada ambiente é lembrar que cada caso é um caso, que envolve diversos fatores. Logo abaixo, segue imagem com algumas cores e as sensações e emoções relacionadas a elas.

 

 

texto Priscilla Raquel

REFERÊNCIAS:

https://construfacilrj.com.br/psicologia-das-cores-nos-ambientes/

http://www.bemparana.com.br/noticia/408/a-psicologia-das-cores-na-arquitetura-de-interiores

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/691397/cores-frias-e-quentes-como-usa-las-na-decoracao-de-sua-casa

https://viananegociosimobiliarios.wordpress.com/2012/11/08/quais-cores-pintar-sua-casa-e-por-que/

Imagem 1 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 2 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 3 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 4 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 5 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 6 da notícia Cores na Arquitetura Imagem 7 da notícia Cores na Arquitetura